RESUMOS DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO


RESUMO DAS COMUNICAÇÕES

HISTÓRIA DA FILOSOFIA


A Ética da Alteridade em Emmanuel Lévinas

Roney Soares de Souza/ UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia

Resumo:

O presente trabalho é uma interpretação da Ética da Alteridade no pensamento de Emmanuel Lévinas (1906-1995), a partir da metade do século XX. A pesquisa busca discutir e compreender o ser humano através da inter-relação entre Filosofia, Ética e Alteridade com os modos de existência pensados por Lévinas. A compreensão desses dois aspectos é fundamental para entender o valor e o desvalor do ser humano e do Outro. A intenção da Ética visa à estima de si e a solicitude do Outro. Portanto, a Ética do dever, isto é, a deontologia busca o princípio do respeito e da responsabilidade de si e da exigência de reciprocidade nas relações com o Outro.

Palavras-chave: Ética, Alteridade, Outro.   


A construção social e seus mecanismos alienantes

Gilberto Fernandes Guimarães/UNIMONTES
freigilbertoguimaraes@hotmail.com

Eixo temático: História da Filosofia

Resumo:

Os tempos atuais vem marcados por uma estrutura capitalista super poderosa e que deixa claro a soberania de uns sobre outros na sociedade. Esse tipo de situação marca a leitura feita pela filosofia conhecida como “teoria critica social”; uma linha de pensamento muito bem trabalhada pelo filosofo alemão Theodor Adorno. Para Adorno a sociedade está marcada por um sistema alienante prejudicial à liberdade individual que cada ser humano possui; esse sistema nem sempre executa suas ações na claridade, ou seja, a pessoa atingida por ele não percebe que está sendo manipulada, enganada. Nesse caso se torna um problema sério tendo em vista que essa postura gera no ser humano a perda de identidade, criatividade e até mesmo a condição de ser “humano”, tornando o homem uma espécie de marionete.


Palavras-chave: Alienação, Escola de Frankfurt, Adorno, Emancipação, Autonomia


Evolução das bases conceituais da geografia a partir das contribuições filosóficas marxistas

Susy Ane Pereira da Silva/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo temático: História da Filosofia

RESUMO

            A Filosofia sempre esteve presente nas bases conceituais da Geografia enquanto Ciência. Diversos autores consagraram seus nomes e foram de grande relevância para o surgimento de diversas discussões na área. Entretanto Sposito (2004) afirma pouca preocupação que se tem tido, na comunidade geográfica brasileira, principalmente, com as bases que consideramos necessárias e que dizem respeito à teoria do conhecimento.
            A Geografia teve dois grandes momentos de destaque na linha marxista, o primeiro no pós guerra; e o segundo na chamada geografia crítica. Nessa época a Geografia traduzia a reflexão dos grandes pensadores, expondo a própria relação com a sociedade e natureza no processo evolutivo do pensamento.
            Partindo do pressuposto este trabalho irá buscar os laços mais íntimos que ligam Filosofia e Geografia e que sem dúvida foram Ímpares para evolução do pensamento geográfico.
            Autores Karl Marx é destaque de influencia filosófica na Geografia, e sera base para o desenvolvimento deste.

Palavras-chave: Filosofia, geografia, marxistas, pensamento geográfico.


A razão no Estado e o Estado racional
Luan José Silva Oliveira/UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia

Resumo:


O presente trabalho analisa a importância da razão para a teoria do Estado, relacionando os autores que posicionam a razão como fundamento de existência do Estado. Em sequência, analisa os efeitos que tal fundamentação implica para a compreensão dos fenômenos de alteração legislativa dentro do Estado, o controle de legitimidade das normas e a dos efeitos do princípio da razão sobre a hermenêutica jurídica.

Palavras-chave: Estado racional. Teoria do estado. Política.


A importância da articulação interdisciplinar no processo de investigação científica: uma perspectiva epistemológica
Camila Fonseca Alves/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo temático: História da Filosofia

Resumo:
O presente trabalho discute a interdisciplinaridade sob a perspectiva epistemológica, isto é, discorre acerca das contribuições da proposta interdisciplinar no âmbito do conhecimento científico. Para isso, buscaremos subsídios nas concepções de Santos (1999), Dosse (2003) acerca dos paradigmas dominante e emergente que classificam as formas de investigações utilizadas nas ciências, denotando que o paradigma dominante tem provocado uma crise nas ciências humanas. A partir disso, trataremos do termo complexidade de Morin (2003, 2005), que a introduz como fator a ser investigado no processo de construção do conhecimento científico. Entretanto, não se pode deixar de mencionar a relação de certa complementaridade entre a interdisciplinaridade e a especialização, uma vez que permite o diálogo e interação entre os especialistas.

Palavras-chave: complexidade; interdisciplinaridade; especialização.


Existencialismo: condenação a uma liberdade antropológica

Danila de Morais Pinto/UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia

Resumo

O existencialismo é uma doutrina filosófica fortemente defendida por Jean-Paul Sartre e considera o indivíduo como ser concreto, responsável pelo que fará de si mesmo, pois “a existência precede a essência”. Primeiramente nascemos e posteriormente é que seremos alguma coisa, e somos livres para escolhermos o que quisermos ser. Estamos em uma liberdade que nos compromete durante todo o nosso existir e, por essa razão, temos que assumir com responsabilidade as consequências de todas as nossas escolhas e ações. Dessa forma, o homem em Sartre é ser livre, ele surge no mundo, e com isso esta condenado a liberdade. Considera-se a facticidade como o encontro desse homem sartreano com aquilo que lhe é imposto sem ser negado, é o envolvimento daquele que é livre com algo que não escolheu se comprometer, mas, no entanto não impede a liberdade humana. Assim, a facticidade ganha sentido unicamente por meio da existência e liberdade antropológica.   

Palavras chave: Existencialismo. Liberdade. Responsabilidade.


A Influência dos Pensamentos Filosóficos de Johann Heinrich Pestalozzi na Educação

Alessandra Ribeiro Queiroz
Graduada em Letras- Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros
 e Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros – alessandra.rq@hotmail.com

Alcilene Pereira Seixas dos Santos
Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros
 e Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros – pspesquisa@yahoo.com.br



Eixo Temático: História da Filosofia

Resumo

 Este trabalho pretende mostrar o princípio dos pensamentos filosóficos fundados sobre a educação com ênfase nas ideias de Johan Heinrich Pestalozzi. Para tanto, utilizou-se de referências bibliográficas concernentes ao pensador. Nessa perspectiva, como embasamento teórico deste artigo foi utilizada as reflexões de Giles (1983), Luzuriaga (1959), Pilletti (1986) dentre outros.  Inicialmente, Rousseau foi um grande influenciador nas ideias de Pestalozzi, o qual teve como fundamento em seus trabalhos a natureza intuitiva de cada indivíduo. Essa intuição, segundo Pestalozzi, é um conhecimento já pertencente ao indivíduo, pois, basta o educador partir do conceito para a efetivação do que se torna conhecido. Além disso, Pestalozzi também se dedicou a educação popular, mas não repressiva fundada no amor. Portanto, observa-se a importância dos fundamentos de pestalozzianos sobre a educação para todos fundada, principalmente, por meio do amor, no entanto, apesar de toda a contribuição da aprendizagem de Pestalozzi ainda fica muito aquém da educação perfeita, já que para ele a sociedade só se humanizaria se estivesse em contato com a educação, caso contrário, o ser se equivaleria a apenas um ser inferior aos outros.

Palavras-Chave: Filosofia; Educação; Intuição.


A compreensão do mal na filosofia de Santo Agostinho

Jovenildo Ferreira dos Santos
Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo temático: História da Filosofia

Resumo

                   Este trabalho tem como objetivo pesquisar o problema do mal na filosofia de Agostinho procurando mostrar o caminho percorrido por ele na construção do seu conceito a respeito do mal, visto que, essa questão é relevante para entender a época em que este filósofo viveu, ou seja, a era medieval. Uma vez que este era um tema que ocupava significativa relevância nas discussões que permeavam a moral católica.       Para responder este problema, Santo Agostinho lança mão de uma idéia daquilo que pode ser compreendido como liberdade ou livre-arbítrio.
conduzida.

Palavras-chave: Santo Agostinho; o mal; livre-arbítrio; filosofia


O Existencialismo como possibilidade de uma realidade humana

Mário Clésio de Lima/ UNIMONTES
mario.clesio@yahoo.com.br
Eixo temático: História da Filosofia

RESUMO

O objetivo deste trabalho é refletir alguns aspectos do existencialismo e da ideia de Jean-Paul Sartre, tendo como base os textos: O existencialismo é um humanismo e a da obra O Ser e o Nada. Na contramão de toda filosofia que toma como base a essência no conhecimento do homem Sartre, com influência da fenomenologia de Husserl, analisa a realidade Humana a partir da existência. Para ele, uma natureza humana só é possível se pensada a partir do primado da existência, pois essa antecede a essência. Para ele, não existe uma natureza humana a priori. Assim, cabe ao próprio homem a contrução de uma natureza humana. É na medida em que o homem existe que ele se constrói. A contrução de uma realidade humana só é possível através da ação livre do Para-si, ou seja, dá ação do homem livre. Dessa forma, faz-se necessário a compreensão do conceito de liberdade no pensamento sartreano.

Palavras-chave: Sartre; Homem; Existencialismo; Liberdade.



TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA 


KIERKEGAARD FILÓSOFO LITERÁRIO DA EXISTÊNCIA
Simone Monteiro Nogueira/Universidade Estadual de Montes Claros: simoneprof.tp@ig.com.br
História da Filosofia- Teoria e Crítica Literária
Resumo
Kierkegaard foi considerado como jogador da vida, buscou nos estádios a verdade para a compreensão da existência. Considerado poeta, filósofo, estrategista, dissimulado e irônico, usa os pseudônimos nos estádios da existência para identificar as diversas fugas do homem. Propondo encontra-lo constrói papéis pseudônimicos onde a figura representada através dos estádios desenvolva uma riqueza de uma literatura romanceada, utilizando estratégias de uma comunicação indireta. O jogo estético apresentado pelo engajamento da imaginação do real vincula o fingimento da própria ilusão. As relações contextuais da escrita emergem a resignificação da própria realidade.

Palavras-chave: estádios, pseudônimos, existência.


Caleidoscópio Sensorial e a Confluência dos Cinco Sentidos em Acenos e Afagos de João Gilberto Noll
Maria Amélia Castilho Feitosa CALLADO/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo temático: Teoria e Crítica Literária
Resumo
 Acenos e Afagos, romance de João Gilberto Noll, publicado em 2008, assinala uma multiplicidade de sentidos através de imagens que os unem para além do texto, cabendo ao leitor refletir e decifrá-lo como um enigma. A sinestesia dá a sensação de embriaguez, dúvida entre o real e o virtual. As sensações refletidas por espelhos numa sucessão cambiante de ações, utilizam os sentidos para produzir vertigem no leitor. Estudos feitos por Maurice Merleau-Ponty, Roland Barthes, e Murray Schafer nos são úteis para mostrar como Noll arquitetou seu romance, considerando a percepção sensorial e a sinestesia além dos efeitos sonoros do ambiente propostos pelo autor como uma interpretação dos signos.

Palavras – chave: João Gilberto Noll; Literatura Brasileira; Crítica Literária.


O gênio em Schopenhauer e Goethe: proximidades entre Filosofia e Literatura

Nome/Instituição: Leandro Natalino da Cruz/Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); leandrocruz09@gmail.com
História da Filosofia – Teoria e Crítica Literária

Resumo

Schopenhauer em seu livro Metafísica do Belo, capítulo VI: Do Gênio, apresenta as características principais do indivíduo genial. Segundo o filósofo, o gênio consiste em perder-se em uma pura contemplação das Ideias e através da apreensão destas criar as obras de arte autênticas. Afastando-se da sua vontade, ou seja, seus interesses e desejos, o homem de gênio abandona a sua individualidade, perde-se na intuição e deixa de ter um conhecimento subjetivo para possuir um conhecimento objetivo do mundo. Esse momento de afastamento do mundo como representação e dos objetos é o suficiente para apreender as Ideias, ou seja, distanciar-se dos fenômenos e contemplar os seus arquétipos.
Para compreender claramente as suas características, a relação do gênio com o sofrimento e o mundo (sua visão das coisas, sua relação com os outros e com ele mesmo) Schopenhauer indica o livro Torquato Tasso do escritor J. W. Goethe, afirmando que teremos uma descrição incomparável dessas falhas e dos sofrimentos decorrentes no Tasso de Goethe, daí o objetivo deste trabalho, que é apresentar as características do homem genial, unindo a teoria do gênio de Schopenhauer com o Torquato Tasso de Goethe.

Palavras-Chave: Schopenhauer, Gênio, Goethe.

  
O efeito Granger: crítica e metacrítica contemporâneas

Pablo Vinícius Dias Siqueira
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Eixo temático: Crítica Literária

RESUMO

O ato de escrever e pensar, o fato de sentir, impele sempre para o momento em que as razões, as ideias, as formas em curso são postas em cheque para então revelarem a resistência dos argumentos que as sustentam. É assim que se prova o gosto do próprio veneno. Quem faz a crítica jamais escapará, se ético, da autocrítica. O efeito Granger é, pois, pensamento-ação, é a experiência de tal linguagem que te faz transcender daquilo mesmo que você é para outra coisa que te faz perder total interesse nessa mesmice: agora só o mundo basta. Tal efeito provoca o desejo de pensar, de refletir, de especular sobre o tema-desafio que o mundo enfim te apresenta. No artigo em questão, o desafio é pensar a crítica e a metacrítica contemporâneas.

Palavras-chave: Crítica Literária, Metacrítica, Linguagem. 



HERMENÊUTICA

A mudança do “ver” para o “olhar” a partir da fenomenologia da percepção desenvolvida por Merleau Ponty, percebida na crônica “A arte de ser feliz”, de Cecília Meireles


Raquel Ferreira de Souza/ Instituição: FEAMIG/FAJE
professoraraquelsouza@yahoo.com.br
Eixo temático: Teoria e crítica literária

RESUMO

A escolha de se fazer um diálogo entre literatura e fenomenologia não é inédita. Há muito tal diálogo tem chamado atenção de estudiosos de ambas as áreas, e isto porque a literatura como uma expressão genuína do ser humano mostra-se também como um evento que revela e aparece ao leitor. O mesmo, através de uma percepção mimética é mudado/ transformado, a partir de suas leituras, sejam de palavras, sejam do mundo. Nesse sentido, não existe parceria textual melhor para a fenomenologia, que a literatura, que ora retrata, ora encena (verossimilhança), ora objetiva, ora subjetiva, elementos que, por sua vez, também são bastante retratados em estudos de fenomenologia. Busca-se, pois, ofertar uma análise sobre a fenomenologia da percepção, desenvolvida por Merleau Ponty (filósofo contemporâneo), a partir da crônica “A arte de ser feliz”, de Cecília Meirelles. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma breve análise sobre a diferença do ver e do olhar, na supracitada crônica, considerando a figura do narrador como um “narrador-corpo”, ou seja, um narrador que percebe o que está ao seu redor a partir do seu corpo e de suas sensações.

Palavras-chave: Fenomenologia. Merleau Ponty. Cecília Meireles.

Salvio hexia: ofidioglossias sobre o olho demoníaco de Clarice Lispector
Para Thaise Diaz, minha mãe

Pablo Vinícius Dias Siqueira
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Eixo temático: Hermenêutica

RESUMO

 O pensamento que colore o artigo em questão é transcrição de arrepios que a escritura de Clarice Lispector provoca em mim. A forma que contorna tal colorido, compondo assim um desenho-conceito, é o traço filosófico com o qual me disponho a pensar a filosofia da literatura para realizar, com autoelaboração e diálogo, uma hermenêutica selvagem do pensamento de Lispector e atender ao desejo íntimo e profano de filosofar sobre a ficção em questão. Sibilar sobre o olho negativo de Lispector é o que se coloca em jogo.

Palavras-chave: Clarice Lispector, olho, hermenêutica.


Princípios e regras: caminhos para uma distinção.

Jonas Veloso Santos/ Unimontes.
jonasveloso@outlook.com
Eixo temático: Hermenêutica

Resumo

 Com a expansão da jurisdição constitucional e aumento do poder de interpretação das normas jurídicas pelos juízes, uma correta compreensão e aplicação das espécies normativas é imprescindível para o fundamento ético do direito. Todavia, o conceito de normas jurídicas e a discussão sobre sua distinção entre princípios e regras constituem temas de infindáveis controvérsias na hermenêutica jurídica contemporânea. Nesse panorama, o presente trabalho pretende analisar a distinção entre as duas espécies de normas: os princípios e as regras. Para tal, serão verificadas as bases da teoria do direito do jusfilósofo Ronald Dworkin em sua obra intitulada Taking Rights Seriosly (traduzido para o português como Levando os Direitos a Sério).

Palavras-chave: Princípios, Regras, Distinção.

A Hermenêutica da Educação Ambiental e a Ética nas Empresas Públicas
Eixo temático: Hermenêutica
Resumo
O Estudo e assimilação dos conceitos de Hermenêutica e Ética colaboram sobremaneira para o bom desempenho dos Agentes e órgãos públicos junto à sociedade, com esse objetivo, o presente trabalho busca mostrar a importância de se abrir os olhos para a questão da sustentabilidade. Notamos que nas empresas públicas muito se desperdiça e nada é realmente reaproveitado, com o intuito de encontrar soluções para este problema, sugerimos atitudes mais inteligentes e que causam menos impacto no meio ambiente, evitando desperdícios, a degradação do mesmo, além de assegurar para as futuras gerações um planeta melhor para se viver, dando exemplo que isso é possível se deixarmos nos guiar pelos preceitos da Ética.
Palavras-chave: Hermenêutica. Sustentabilidade. Empresas públicas